Semana da Reabilitação Urbana volta a Lisboa de 4 a 10 de abril

Em abril, regressa a Lisboa e à Sociedade de Geografia da cidade a Semana da Reabilitação Urbana, a 3ª edição do maior evento nacional de celebração e reflexão sobre a reabilitação urbana no país.

O evento decorre de 4 a 10 desse mês, numa organização da Vida Imobiliária e da Promevi, com o apoio da CML, que se associa à iniciativa desde a sua primeira edição.

Depois de, no ano passado, ter registado cerca de 4.000 visitantes e um total de 30 iniciativas, a Semana da Reabilitação Urbana vai levar a Lisboa várias atividades que pretendem promover o encontro de ideias sobre este tema, bem como mostrar o que de melhor se faz na área em Portugal, como um ciclo de conferências, workshops, exposições, visitas guiadas a projetos e iniciativas para crianças, entre outros. A ideia é incluir na iniciativa todos os stakeholoders da área, desde utilizadores a utentes, residentes, turistas, profissionais ou entidades públicas.

Destaque para a entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, que decorre a 7 de abril numa cerimónia de gala no Palácio Nacional da Ajuda.

Arturo Malingre, diretor da Semana da Reabilitação Urbana, comenta que «reabilitação urbana já ganhou escala e que é determinante nesta altura discutirmos e percebermos como é que podemos ter um output da reabilitação que seja inclusivo. Ou seja, que possa servir todos os públicos e os mais diversos usos. E no contexto dos desafios do apoio ao financiamento para esta área, essa discussão não pode ser adiada».

E completa ainda afirmando que a organização está «bastante otimista, tendo em conta que além das entidades participantes em edições anteriores já terem reconfirmado as suas presenças, a captação de novos parceiros está muito dinâmica, o que confirma a consolidação do evento». Ressalva que «além disso, não queremos perder a capacidade de inovar e este ano, estamos também a preparar algumas novidades na estruturação da agenda».

Uma vez mais, a entrada nos eventos da Semana da Reabilitação Urbana é livre. Além dos eventos da agenda do evento, a Sociedade de Geografia de Lisboa vai também acolher um conjunto de empresas que se associam ao evento e que estarão presentes no local a dinamizar contactos com profissionais e público em geral.

A III Semana da Reabilitação Urbana Lisboa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e, no setor empresarial, estão já confirmados os apoios platina da Schmitt+Sohn Elevadores,  Barbot, Secil, Ecociaf e Montepio, bem como os apoios ouro da Sanitana, Grupo Sanjose, CBRE, Cushman & Wakefield, OLI, Reynaers, OHM, Lucios, Casais e Luz e Som. Nos patrocínios institucionais alinham o IMPIC, o IHRU, o LNEC, a CPCI, a ATIC, a ALP, a OA, a OE e a OET.

Mais informações sobre o evento e consulta da agenda pode ser feita, em breve, aqui.

Via: vidaimobiliária.com